sábado, 13 de abril de 2013

Som de Lá - Pop com delicadeza

Calma e doçura. São os ingredientes que Julieta Venegas usa para envolver com sua música. Ela faz pop, mas sem o apelo do que ouvimos por aí. Sua preocupação é com a delicadeza das melodias e a poesia das letras. Por isso, conquistou músicos brasileiros com quem já fez boas parcerias. Marisa Monte, Otto, Lenine, Jaques Morelenbaum e Érika Martins já se renderam aos encantos de Julieta. Jaques inclusive arranjou músicas de Unplugged MTV (2008), e de Los Momentos, lançado em março no México e chegou às lojas brasileiras na última semana.

Em cada disco é possível notar uma maturidade maior e um aumento na qualidade da composição. Afinal, Julieta lançou seu primeiro disco aos 27 anos - Aquí (1997) - e agora, com 42, divulga seu melhor e mais sofisticado trabalho.

Los Momentos abre com a poética e doce "Hoy", e logo em seguida "¿Por Qué?" apresenta aos ouvintes as cordas de Morelenbaum, assim como na faixa que dá nome ao disco. O álbum flerta a todo momento com o pop dos anos 80, mesclando os sintetizadores com o piano e o acordeon que Julieta sempre usou em suas músicas. "Tuve Para Dar" é uma dessas faixas que têm o ritmo dançante. Não por acaso foi escolhida para ser o primeiro single do disco.



Em Otra Cosa (2010), Julieta também esbanja talento e mistura de influências pop em faixas como "Ya Conocerán" e "Eterno". A cantora, que já foi premiada e concorreu ao Grammy, já tem uma carreira consolidada na América Latina, na Europa e no Brasil. Suas parcerias com os brasileiros ganharam destaque na programação das rádios. Em 2006 participou do Acústico MTV Lenine, cantando na faixa "Medo". Dois anos depois, Marisa Monte participou do acústico da mexicana fazendo um belo dueto em "Ilúsion". Érika Martins gravou "Lento" e chamou a compositora para participar da versão que batizou seu disco.




No disco Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos (2009), do cantor Otto, Julieta participou de "Saudade" e da regravação da faixa "Lágrimas Negras", de Jorge Mautner. É sem dúvidas a participação mais bonita que a cantora fez com um brasileiro.



Em maio, Julieta volta ao Brasil para mais uma turnê. A cantora vem ao país mostrar as faixas de Los Momentos e de outros trabalhos. Para os fãs, resta torcer que alguma dessas parcerias se realizem em algum desses shows que estão por vir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...