quinta-feira, 11 de abril de 2013

Na Tela - Releitura de uma velha receita

Mesmo quando o cinema parece ter explorado todos os sentimentos que é possível um ser-humano ter, aparece um incrível roteiro que reinventa a fórmula de temas tão recorrentes. A receita de Tomates Verdes Fritos trouxe elementos novos que deixaram a narrativa com um gosto diferente do que vemos por aí. Falar de amizade e cumplicidade não é tarefa fácil. O longa de 1991 aborda por diferentes ângulos o que é, afinal, a amizade e o que se conquista por meio de amor e respeito.

Em um primeiro momento a narrativa pode não parecer diferente de tantas outras. Unidas pela perda do encantador Buddy Threadgoode, a pequena irmã Idge Threadgoode (Mary Stuart Masterson) e a jovem Ruth  Jamison (Mary-Louise Parker) põem de lado suas diferenças e se permitem conhecer a outra, abandonando temores e preconceitos. A lembrança de Buddy vivo, minutos antes de ser atropelado pelo trem da linha férrea que cortava a pequena cidade, traz o primeiro momento de cumplicidade das duas meninas. A ausência dói nas duas. De maneiras diferentes, claro, mas, ainda sim, é um elemento em comum. A dor da perda é a chave que permite que uma entre no mundo da outra.

Idge é a típica menina com o comportamento travesso de menino. Com roupas masculinizadas e uma personalidade fortíssima e explosiva - fato raro nos Estados Unidos da década 30 -, ela cresce isolada. Tendo aprendido a sobreviver praticamente sem ajuda, Idge contrasta com a personalidade complacente e meiga de Ruth. Acostumada a seguir dogmas sociais, Ruth vê uma nova vida ao lado de Idge.


A vida de Evelyn Couch (Kath Bates) se entrelaça com a história de Ruth e Idge por meio de Ninny Threadgoode (Jessica Tandy). Evelyn é uma dona de casa que está passando por uma crise no casamento, o que a desestabiliza emocionalmente. O vício em comer doces é a válvula de escape para aguentar o sentimento de invisibilidade ao lado do marido Ed. Com mais interesse em assistir aos esportes do que dar atenção à esposa, Ed pouco nota o esforço de Evelyn para tentar salvar a relação dos dois.

Todas as vezes que Ed visita uma tia internada no hospital, Evelyn é obrigada a esperar do lado de fora do quarto por não ser bem recebida. Enquanto Evelyn estava sentada sozinha no corredor, Ninny a encontra. A história, guardada por anos, começa a ser contada. Em cada dia de visita um novo fragmento é revelado. Os encontros entre as duas torna-se um compromisso. Aos poucos é criada a relação de cumplicidade que transforma ambas, assim como na história em que é contada.


O filme introduz no roteiro questionamentos sociais e históricos com sutileza ao mesmo tempo em que critica de maneira clara. Na história de Ruth e Idge é mostrado o papel que da mulher na sociedade dos anos 30 (submissão, casamento arranjado) e a relação entre os brancos e os negros no sul dos Estados Unidos (a Ku Klux Klan, a segração, a desigualdade perante a lei). Já nos tempos de Evelyn e Ninny, mostra a ainda difícil tarefa de a mulher conseguir impor desejos próprios e a insegurança durante o envelhecimento.

Por curiosidade, o nome Tomates Verdes Fritos é uma referência ao prato servido no café que Ruth e Idge abriram. Nele, Ninny comia o aperitivo. Em uma de suas visitas, Evelyn leva os tomates para a nova amiga, o que a remete aos tempos de infância, época em que tudo ocorreu.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...