segunda-feira, 15 de abril de 2013

Som de Cá - Pra gostar de graça

Há quem acredite que o rock nacional está morto. Mas quem pensa assim não está atento às novidades que estão aparecendo por aí. Vespas Mandarinas é uma dessas bandas que surgem pra dar um novo gás usando influências da era de ouro do rock brasileiro. Se nos anos oitenta havia preocupação com as letras das músicas, hoje a situação é diferente.

As Vespas já lançaram dois EPs - Da Doon Ron Ron (2010) e Sasha Grey (2011). Agora, Thadeu Meneghini (voz e guitarra), Chuck Hipolitho (voz e guitarra), Flávio Guarnieri (baixo) e André Dea (bateria), colocam Animal Nacional na praça. O primeiro disco do quarteto é produzido por Rafael Ramos. Com estética urbana, o álbum traz músicas com pegada pop rock e letras que abordam o cotidiano e as relações na cidade.



Para divulgar o novo trabalho eles escolheram a faixa "Cobra de Vidro". A música já fazia parte do repertório do Banzé, antiga banda de Thadeu. "Um Homem Sem Qualidades" também veio do repertório da  banda que cantava o cinza e o concreto de São Paulo. Essa é uma das características das Vespas. O peso da megalópole está presente nas músicas, mas há uma leveza pop em outras faixas, que tornam o som deles quase radiofônico.


O clima BRock guia o disco que tem letras compostas por Bernardo Vilhena ("Santa Sampa") e Arnaldo Antunes ("A Prova"). Outro parceiro da dupla Thadeu e Chuck é Fábio Cascadura. O baiano ajudou nas letras de "Rir no Final" e "Só Poesia". As referências às bandas dos anos oitenta aparecem em "O Vício e o Verso", que tem um refrão que pede para ser cantado a plenos pulmões.

"O Inimigo" é uma das canções mais fortes e pesadas do álbum. A música tinha sido liberada pela banda na época do primeiro EP em uma versão que tinha participação de Jajá Cardoso (Vivendo do Ócio), Fábio Cascadura, Pitty, Nasi e outros. Agora ela é sustenda somente por Thadeu, que não deixa a música se perder. Outro destaque é "Não Sei o Que Fazer Comigo", versão da banda uruguaia El Cuarteto de Nos.



Animal Nacional já é um dos melhores discos de rock brasileiro do ano. É um rock sem vergonha de ser pop, com letras bem boladas e refrões que ficam na cabeça por horas. Essa é uma banda pra se gostar de graça.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...