sábado, 6 de abril de 2013

Som de Lá - O som reflexivo do Nada Surf

Apesar de estarem juntos há vinte anos, e de terem lançado sete discos, o Nada Surf não é uma banda tão conhecida pelo público brasileiro. Eles já passaram por aqui duas vezes - a última no ano passado, com shows em sete capitais -, mas o público ainda é muito restrito.

Matthew Caws (guitarra/voz) e Daniel Lorca (baixo) se juntaram em 1992 para dar início a banda. Em 1994 lançaram seu primeiro compacto 7". Ira Elliot (bateria) entrou na banda em 1995 e no ano seguinte, os nova iorquinos lançaram o álbum de estreia High/Low. De lá saiu o single "Popular", que fez com que a banda ficasse conhecida e fizesse turnê fora dos Estados Unidos.


O Nada Surf passou a ser considerado um one hit wonder por ter apenas um single de sucesso. Mesmo assim o trio continuou lançando discos com boas faixas, agradando o público alternativo/indie e a crítica. É no terceiro álbum que está uma das melhores músicas da banda. "Inside of Love" foi a faixa que mostrou Let Go (2002) pros fãs. A essência da banda está ali. Uma letra reflexiva sobre amor e uma melodia melancólica, de abrir um buraco no coração.


"Always Love" fez parte da trilha sonora da série de TV One Tree Hill. A banda chegou a se apresentar em um episódio tocando faixas do disco The Way is a Gift (2005). Em 2010 eles resolveram fazer um disco diferente. If I Had a Hi-Fi é o sexto lançamento do trio e todas as músicas são versões de artistas que influenciaram a banda, entre eles Depeche Mode ("Enjoy The Silence") e Kate Bush ("Love and Anger").


O trabalho mais recente é The Stars Are Indifferent to Astronomy (2012). O álbum mantém a identidade do Nada Surf, porém com mais maturidade, provinda dos anos de experiência da banda. A prova disso são as letras mais reflexivas e filosóficas. O disco mostra que a banda soube como crescer sem perder o pique e a vitalidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...