sexta-feira, 10 de maio de 2013

Som de Lá - Sem experimentações

Mando Diao é uma banda totalmente comum. Sem experimentações e inovações, eles fazem o típico rock alternativo, com músicas ora melódicas, ora pesadas, sujas. Isso não quer dizer que a banda seja ruim, pelo contrário. Inspirados nos Beatles, a banda teve sua semente plantada em 1995, quando Björn Dixgård (voz e guitarras) e Daniel Haglund (teclados até 2003) ainda tocavam numa banda chamada Butler e resolveram levar o projeto com mais responsabilidade. Quando se juntou a Gustaf Norém (voz e guitarra) em 1999, Björk passou 14 meses escrevendo músicas e assim batizou a banda de Mando Diao.

Os suecos lançaram o primeiro disco em 2002, Bring 'Em In, com uma mistura de indie e garage rock. Mas o reconhecimento veio com o segundo trabalho, Hurricane Bar (2004), que reforça a sonoridade do grupo. "Cut The Rope" abre o álbum com o melhor clima Strokes. "God Knows" deixa o clima mais roqueiro, mas com um som ainda polido. Os climas vão se intercalando ao longo do álbum. "Down in The Past" e "Clean Town" são duas que se destacam.


O quinto álbum de estúdio traz um dos maiores sucessos da banda, "Dance With Somebody". A faixa teve seu clipe exibido até nos canais de música do Brasil, que poucas vezes divulga bandas suecas. Além disso, Give Me Fire (2009) aposta em elementos eletrônicos para compor as melodias, dando uma maior dinâmica ao som da banda.


Em 2010 lançaram o MTV Unplugged - Above and Beyond. Gravado em Berlin, o show teve participações de Juliette Lewis ("High Heels") e da ainda desconhecida Lana Del Rey ("Chet Baker" e "Gloria"). Além disso, o sucesso do disco anterior aparece em uma versão mais intimista.


O trabalho mais recente da banda é Infruset (2012). É o primeiro lançado pela Universal - os anteriores saíram pela EMI - e o primeiro cantado em sueco. A mudança também aconteceu no estilo. As músicas agora são mais pop e melódicas do que o estilo que caracterizou o grupo, e instruementos de corda, gaitas e piano agora têm um espaço maior.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...