sexta-feira, 17 de maio de 2013

Na Tela - Quando o underground se tornou mainstream

Hype! (1996) põe as cartas na mesa de como surgiu o grunge e todo o processo de acensão do gênero nas principais listas de hits do mundo. Como bandas de garagem da pacata Seattle de repente ganharam o mundo e lançaram mais que um estilo de música, um estilo de comportamento. Contradições em meio ao sucesso arrebatador. A indústria querendo transformar a particularidade local em produto.

O documentário é recheado de trechos de apresentações ao vivo intercalados com depoimentos de quem não só estava no local do boom do grunge, como participou diretamente. Bandas, produtores, fotógrafos, fãs. Os envolvidos contam suas memórias do fim da década de 80, quando vivam em um lugar esquecido e de repente se tornaram o centro do cenário fonográfico.

Grandes nomes como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden saíram de Seattle e caíram nas graças do público. A partir desse momento o punk parecia desinteressante e o rock precisava de um frescor diferente. O gênero homogeneizou toda a produção musical da cidade. Em todos os cantos pareciam somente haver grunges. A indústria estava interessada na rebeldia, que atraia o lucrativo mercado jovem.


O estilo talvez seja um dos mais difíceis de ser definido. Ainda mais depois que a indústria o viu como uma mina de ouro. Puro entretenimento e diversão verdadeira batiam de frente. Shows em grandes estádios talvez não fizessem parte desse universo. Os jovens de Nova York realmente poderiam se comportar como os entediados de Seattle? A identidade de um grupo que queria sair do marasmo de um lugar que não tinha o que oferecer de repente começava a ditar regras.


O que era a fuga de um mundo sufocante se tornou parte do mercado. As roupas - blusas quadriculadas de flanela e macacões - começavam a serem vendidas por preços abusivos. A moda local ganhou as passarelas e a vitrine de shoppings. O surrado tênis All Star foi deixado de lado para astros instantâneos servirem como modelos de marcas conceituadas. "A cena de Seattle se tornou um bem de consumo."



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...