Luisão Pereira, produtor, multi-instrumentista, compositor. Fernanda Monteiro, cantora popular e erudita, violoncelista. Juntos desde 2007 eles formam o Dois em Um. Mas não se engane, apesar do nome e da simplicidade, a música do casal é plural e abrangente. O baiano e a carioca são casados e no ano que começaram o projeto lançaram o EP homônimo no MySpace. Com isso conseguiram contrato com uma gravadora brasileira e uma americana. Em 2009, gravaram o primeiro disco, também com o nome do duo, que foi lançado no Brasil e nos Estados Unidos. A crítica elogiou o álbum que teve a faixa "E se chover?" eleita uma das cem melhores daquele ano, além de render prêmio de revelação para a dupla.
O segundo álbum é Agora (2013). O cello é o elemento que diferencia a música do duo, que navega entre o pop melódico, o samba e a bossa nova. Há muito experimentalismo com inclusão de batidas e programações eletrônicas. Tulipa Ruiz e Rebeca Matta participam do trabalho cantando nas faixas "Saturno" e "Festim" respectivamente. Nancy Viegas, conhecida da cena baiana, também participa dos vocais de "Matinê", que lembra alguma antiga marchinha de carnaval.
Agora é um álbum belo, cheio de nuances. A voz de Fernanda é encantadora e apaixonante. Não há como não se encantar por "Mar Nos Olhos", que tem uma sofisticação ímpar. "Eu Aqui", faixa de encerramento, é pop e leve. É como flutuar sobre as nuvens. Outra que causa essa sensação é "Uma Valsa", que tem Régis Damasceno (Cidadão Instigado) no baixo.
Dois em Um é uma das melhores coisas que aconteceram nessa nova safra da MPB. Com letras elaboradas, melodias bem arranjadas e uma produção simples e excelente, a dupla mostra que a química vai além do casamento, e que a música é uma forte ligação.
Baixe o disco clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário