segunda-feira, 25 de março de 2013

Som de Cá - "Quem mira de longe pode acertar"


No final dos anos 1990, três amigos se juntaram para tocar. Mauro Motoki e Habacuque Lima se conheciam de Brasília, e quando chegaram em São Paulo para estudar conheceram a menina de voz doce e forte Vanessa Krongold. Juntos formaram o The Maybees, e influenciados por bandas alternativas de rock alternativo da época lançaram dois discos cantados em inglês, receberam elogios de outros artistas do cenário nacional e de críticos especializados, além de desbancar Rick Martin da parada de clipes nacional. Mas em 2001 a história deles deu uma reviravolta.

Com novas ambições e necessidades, começaram a compor em português e adotaram o nome Supertrunfo. Logo depois passaram a se chamar Ludov e gravaram o primeiro EP em 2003. Dois a Rodar foi lançado de forma independente e gerou vários clipes que circularam em canais de música. "Princesa" foi o primeiro sucesso da banda. O vídeo em animação rendeu um prêmio no VMB de 2004 pra eles e um convite para assinar com a Deckdisc.


O primeiro CD foi lançado em 2005. O Exercício das Pequenas Coisas trouxe mais um hit, "Kriptonita". Além dessa, "Esquece e Vai Sorrir", "Dorme em Paz" e "Todo Esse Ar" se destacaram pelas letras e pelos clipes criativos. O talento de Mauro, Habacuque e Vanessa para composição é incontestável.


Dois anos depois, em 2007, a banda paulista foi para o Rio de Janeiro e com produção de Chico Neves, eles gravaram o segundo disco. Disco Paralelo é sem dúvidas o melhor trabalho da banda. Vanessa dá um show na doce e melancólica "Rubi". "Conversas em Lata" é mais experimental e alternativa. É perceptível a influência da cidade maravilhosa na faixa título. A sonoridade remete a trabalhos do Los Hermanos - banda que também foi produzida por Chico Neves. Mas a essência do quarteto - que tem Paulo Chapolin Rocha na bateria - continua em faixas como "Refúgio" e "A Espera".


O disco completo mais recente da banda é Caligrafia (2009). Foi com ele que a banda começou a inovar com os lançamentos e distribuição dos trabalhos. O disco físico chegou as lojas com 12 faixas, porém, na versão disponibilizada no site, a banda liberou mais sete músicas. O single "Reprise" ganhou um clipe coreografado, com participação de amigos da banda.


Para comemorar os dez anos, eles resolveram lançar três EPs de quatro faixas cada. O primeiro foi Minha Economia (2011). A banda botou a mão na massa e produziu uma tiragem pequena de discos físicos de forma artesanal e numerada. As faixas vieram com uma pegada mais indie, ao contrário do segundo EP, O Paraíso (2012). A sonoridade desse é mais pop - exceto por "Circuito", que tem guitarras mais presentes e pesadas que o resto. O lançamento foi feito em pen drives de madeira com o logo do EP. Eras Glaciais encerra a trilogia, e deve ser lançado nas próximas semanas.


Com uma carreira estável e um talento inestimado, o Ludov completou sua primeira década em ótima forma. A banda que já tem um repertório extenso se prepara para tocar no Lollapalooza Brasil, no dia 30 de março. Como diz a música deles, "quem mira de longe, pode acertar", e eles conseguiram.

Um comentário:

hiperglicemia disse...

Maddox, não sabia que você tinha esse blog!! que sucesso heinh!!! :D muitos detalhes, muito conhecimento musical!!! vou tentar conferir com frequência!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...