domingo, 17 de março de 2013

Ao Vivo - Noite agridoce

Foto: Amauri Manso
Com gostinho de fim, o Agridoce fez uma das últimas apresentações da turnê no dia 12 de março, no Teatro Sesi Rio. Pitty e Martin subiram ao palco pontualmente, acompanhados de Luciano Malásia (percussão) e Du Moreira (samplers e programações), que estava subistituindo Loco Sosa, que, segundo Martin, está em uma missão espacial secreta.

"Upside Down" e "BDay" abriram a noite. Na primeira, Pitty e Martin dividem o vocal como num jogral. É possível ouvir uma melhora na voz do guitarrista que teve uma evolução como cantor. Na segunda, o público foi convidado por Malásia a participar da música. "Romeu" revelou o cenário do palco. Com projeções de experimentos científicos, Pitty cantou, acompanhada da plateia, uma de suas melhores músicas. Sua voz agora ganha mais destaque sobre o piano e o violão, já que no trabalho solo as guitarras se sobressaem. Em "Epílogos", Pitty usou um megafone para fazer efeitos na voz. Plantas germinando e bichos apodrecendo eram mostrados na tela de projeção, já que a música fala sobre nascer, crescer e morrer.

Entre uma pausa e outra, Martin conversa com a plateia, mais do que fazia no grupo principal dos dois. Já Pitty só fala em alguns momentos, e aparenta uma timidez maior atrás do piano do que quando está com o microfone na mão cantando rock. O público, em sua maioria, era formado de fãs da banda que gostaram do novo projeto. Dá pra ouvir as meninas - e alguns meninos - gritando "gostoso", "Martin lindo", ou pedindo um gole do drink dele, desconsiderando o ambiente supostamente formal de um teatro. Mas também tinha gente mais velha, que foi acompanhar os filhos, ou que curtiu o som mais calmo que chegou a tocar em rádios "adultas".

O set seguiu com "Rainy" e "20 Passos". Nesta, Martin mais uma vez mostrou que está cantando cada vez melhor. Pitty saiu do piano e sentou ao lado do companheiro para tocar "130 Anos" que teve um refrão cantando só pelos fãs. No intervalo entre as músicas ela comentou que o público estava participando e cantando bastante, e que eles se preocupavam em saber se o pessoal que acompanhou a turnê em teatros se sentiu bem, já que esse não é o habitat natural da dupla e dos seguidores. Antes de começar "Embrace The Devil" ela perguntou: "Vocês estão reprimidos?". Era só pra ter certeza de que quem foi assistir estava confortável.

Se versões de "La Javanaise" e "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want" ficaram de fora do set, junto com a faixa "Ne Parle Pas", a inclusão de "Lágrimas Pretas" no repertório fixo dos shows foi uma escolha acertada. A música de Lirinha já havia sido gravada por Pitty no disco Na Confraria das Sedutoras (2008) do 3NaMassa, em uma versão tropical e sensual. No shows do Agridoce, a música ganha uma versão mais densa. A iluminação é um detalhe que enriquece a apresentação. A música é toda tocada com a luz baixa. Já em "Dançando", a sensação é de que as luzes da cidade que aparece na projeção estão invadindo um quarto escuro pelas frestas da janela. "Alvorada" foi um dos momentos mais bonitos. Além de ser a melhor faixa deles, o palco parecia o alvorecer de um dia nublado.

Antes de tocar "Beethoven Blues", música que fizeram para o cachorro que vivia na casa que alugaram para gravar o disco, na Serra da Cantareira, Martin começou a contar histórias de dois cachorros que teve quando criança, enquanto Pitty fazia uma trilha dramática no piano. O público se divertiu com as histórias e as piadas e ironias da dupla durante o show.

O show terminou cedo. Uma hora de duração e um set de 14 músicas que encerrou com "Say" e "O Porto".    Com o final épico da última música, Pitty e Martin se despediram, enquanto Du e Luciano improvisaram com a batida marcial e a percussão, animando o público, que deixou o teatro encantado com a leveza e profundidade do espetáculo. O que da pra percer é que depois de mais de um ano fazendo esse show, o entrosamento entre o público e a dupla foi aumentando, e os dois provaram que conseguem ter segurança, emoção e técnica para cativar um público novo a cada show. 

Setlist:

Upside Down
BDay
Romeu
Epílogos
Rainy
20 Passos
130 Anos
Embrace The Devil
Lágrimas Pretas
Dançando
Alvorada
Beethoven Blues
Say
O Porto

A turnê do Agridoce termina no dia 29 de março, quando tocam no Lollapalooza Brasil. Depois disso, Pitty e Martin devem voltar a tocar com a banda principal e lançar um disco novo ainda esse ano.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...