sexta-feira, 21 de junho de 2013

Na tela - Who watches the watchmen?

Super-heróis não precisam ser perfeitos e nem ter super-poderes. O filme Watchmen (2009), de Zack Snyder, traz os conflitos pessoais do grupo de justiceiros. Com personalidades fortes que transbordam emoção, os heróis trazem dilemas contemporâneos que permeiam nós, meros mortais. O que é, afinal, a justiça? Quais os limites da lei? Há limites?

A segunda geração dos Watchmen é constituída por seis heróis. Cada um representa um fragmento social. Sentimentos e ações que definem o caráter de cada personagem e põem em xeque a visão idolatrada que aparelhos de proteção e segurança adquirem. Who watches the watchmen? ("Quem vigia os vigilantes?")


A gigantesca introdução conta a história do primeiro grupo de heróis Minutemen, os precursores dos Watchmen. Cada um com seus defeitos e suas qualidades. Como, pouco a pouco, o grupo foi dissolvido. Da glória à incompreensão. Uns assassinados, outros presos, outros aposentados, outros dedicados à família. O lado humano de justiceiros sem fardas. A mudança fora dos caminhos convencionais. O enfraquecimento do governo que dá lugar à justiça com as próprias mãos.


The Comedian é o herói que mais foge aos padrões convencionais que beiram a perfeição. O personagem tem um histórico de ações inimagináveis, mas, mesmo assim, consegue cativar o público. Embora o personagem morra logo no início, sua trajetória é contada e é seu assassinato que conduz a reunião dos Watchmen.

Ozymandias é o galã do grupo. Após se afastar do combate ao crime, ele se promove como uma celebridade. Com a fama além de seu papel como justiceiro, ele tende a ser o personagem mais egoísta que beira ao interesse de enriquecer. A breve carreira de super-herói foi para se lançar ao mundo e gravar seu nome na história de maneira mais rápida.

Nite Owl II representa os bem armados super-heróis com tecnologia. Rico e dotado de um arsenal incrível, o super-poder não lhe faz falta alguma. Com construções de ponta, o angustiado personagem se vê perdido quando o grupo se dissolve e todos tomam rumos diferentes. Ele é quem mostra a visão mais inocente e a perspectiva de mudança mais incisiva.

Dr. Manhattan é o único que tem super-poderes efetivamente. Vítima de um acidente nuclear na época da faculdade, ele sofreu uma mutação genética. Diferente dos clássicos heróis nessa situação, como Homem-Aranha, Dr. Manhattan enfrenta de maneira aberta a desaprovação do público. Ele ainda tem que lidar com  acusações de danos à saúde da ex-namorada, que tenta resolver o problema levando o caso a um programa de auditório. O personagem se transforma em protagonista de um show de aberrações, em que o diferente é excluído.

Silk Spectre acrescenta sensibilidade. Filha de uma das heroínas de Minutemen  ela carrega incertezas, principalmente ao ver seu relacionamento com Dr. Manhattan se desmanchar. Ela vive com uma visão romantizada de que pode ser como qualquer pessoa, deixando a vida de combate ao crime de lado.

Rorschach é o narrador de boa parte da história, contando como episódios importantes se desencadearam. O personagem é um dos mais enigmáticos. Ele usa uma máscara com os borrões do Teste de Rorschach. Nos desenhos, não há imagem definida, sendo que cada pessoa pode interpretar o que vê de uma maneira diferente. É como se o outro fosse o reflexo do que nós pensamos ser. Dotado de uma habilidade para lutas, ele é o impulsivo que acha que todos os foras da lei devem ser punidos rigorosamente. É ele quem enxerga de maneira mais clara as falhas do Estado em relação à segurança e à organização.


Watchmen, o filme, é uma adaptação da famosa história em quadrinho de Alan Moores. A publicação de 1987 fundamentou a visão diferenciada da DC Comics dos trabalhos publicados pela Marvel.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...