terça-feira, 23 de julho de 2013

Som de Cá - Encontrando-se em versos


O EP Valsa e Vapor de Phill Veras é simples e tão difícil de definir. Embora a definição tenha sido clichê, não é isso que você vai encontrar no trabalho de estreia do maranhense. A voz suave embala bem as faixas que trazem tanto em tão poucos versos. Com certeza é possível se achar nessas linhas, retomando na memória encontros e desilusões. O EP termina rápido demais, tendo só cinco faixas. 

Dia Dois dá uma preguiça boa. Uma vontade de se balançar devagar na rede da varanda em um dia com o tempo ameno. É a trilha sonora para fugir de umas preocupações bobas que lotam a cabeça diariamente e nem nos deixam espreguiçar direito. A despreocupação com as contas torna o momento ainda mais leve. Só vencem no dia 2. Às vezes, para variar, é bom ter a opção de deixar para lá. Tem como escolher não fazer. Sempre tem o que ser posto de lado. É só procurar. E aceitar.


Na faixa Como Nos Meus Sonhos ainda tem como ficar deitado na rede. O ritmo é um pouco mais forte, aumentando a intensidade com que somos embalados. Embora pareça que a dor nunca vai passar, em um momento tudo se acalma e tem como tirar uma lição. Seja encontrando o antídoto ou a cura da saudade.


Difícil ver o se entregar exposto de maneira tão poética e envolvente. Não parece fraco, nem piegas. Nem lamúria. É um querer forte, que se deixa ser segurado. Por que se separar quando é difícil existir longe? Você "pode me algemar, porque eu não quero me perder". Nesse Vício, "pode me calar", "pode me dopar", mas "não deixe ninguém entrar", porque somos só nós. Nós. Dois.


É o momento de trazer alguém para a rede quando começa a faixa Valsa e Vapor. Para deitar junto, para sentir o peso de um certo alguém sobre o peito. É para abraçar forte, para não deixar ir. 

"e somos nós
na valsa e no vapor
nada mais além de nós"


O EP chega ao fim com Acabou de Acabar. Traz um aperto no peito por não ter alguém recostado. De repente, se desvaneceu. Foi embora de supetão. Não teve como se preparar. Não tem como não estar desnorteado. 

"e o que sou..
onde estou...
o que sobrou...
de mim mesmo
acabou...
acabou de acabar
foi embora
e não volta
meu amor
pra onde foi o meu amor?
por favor
não mereço
acabou....
acabou de acabar
foi embora"



Acaba assim. Phill para de descrever o óbvio que a gente sente, mas não consegue colocar. Só resta apertar o play de novo e cantar, enquanto se é embalado.


Para baixar - esse maravilhoso material -, acesse aqui.
O canal do YouTube do Phill conta com algumas músicas que não estão no EP Valsa e Vapor. Confira aqui!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...