terça-feira, 5 de agosto de 2014

Som de Cá - Catarse sonora

Baixo, guitarra e bateria são os elementos básicos para se fazer um rock and roll de peso e qualidade. Quando os músicos são competentes, é tudo o que eles precisam para fazer um som grandioso e denso. A banda Cattarse é um power trio do Rio Grande do Sul que sabe usar os elementos que tem e apresentar uma pauleira para seu público.

Os irmãos Igor e Yuri van der Laan se juntaram em 2008 com Diogo Stolfo e formaram a banda. Com influências de stoner rock e referências ao hard rock e blues rock, o trio já ganhou os palcos do sul do país e chegou a tocar no festival Cósquin Rock, na Argentina. Após lançar o EP Incertezas, em 2011, este ano o grupo divulgou o primeiro disco da carreira, o homônimo Cattarse.

Com um clima pesado, que agrada aos fãs do rock mais clássico, o disco abre com “Amanhã a Gente se Vê”, que tem uma letra desapegada e egoísta. Nela Igor canta “primeiro eu cuido de mim, para depois cuidar de você. Agora eu não posso falar, estou ocupado pensando em mim...” Seguindo essa despretensão, “Entre os Dentes” mantém a atmosfera densa e abre passagem para “Salamandra”, que é tão desapegada quanto a faixa de abertura.


As letras da banda falam desilusões amorosas, desapego e frustrações. Esse é o caso de “Ilusão Confusa”. “Dias Ruins” traz tons de blues e psicodelia na ponte e logo depois retoma a fúria do e agilidade do stoner rock. No meio do álbum, a instrumental “Caronte” traz um alívio aos ouvidos mais sensíveis, um respiro melódico que traz influências de Led Zeppelin e The Doors.


Desejo e prazer são tema de “Garota, Você Sabe O Que Eu Quero de Você”. Já “Por Quê!!?!!” traz uma pegada mais puxada pro blues e o vocalista afirma que “você é um ponto de interrogação no meio de vários pontos de exclamação”. A descrença no amor reaparece em “Javali”, que retoma o hard rock. “Já vali, agora não valho nada”, diz o refrão da música.


Mais melódica, suave, e também pesada, “Mais Além” encerra o disco com excelência. Em pouco mais de oito minutos, o trio cria diferentes nuances e climas durante a faixa, proporcionando uma viagem sonora e uma catarse plena ao ouvinte.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...