sexta-feira, 14 de março de 2014

Som de Lá - Pop de bom gosto

A cantora Francisca Valenzuela constrói sua carreira tocando um pop orgânico com tons de delicadeza, ironia e pegada roqueira. A artista nasceu em São Francisco, nos Estados Unidos, mas é radicada no Chile. Em 2007, Francisca lançou seu primeiro disco. Muerdete La Lengua fez com que a musicista se destacasse como uma das revelações em seu país e deu a ela o título de "princesa do rock chileno".

A estreia começa com "Peces", faixa guiada por piano, baixo e bateria na primeira parte. A melodia ganha corpo conforme a música avança. Não há como não se encantar pelo voz doce que Francisca canta o refrão, ou não sentir a raiva que ela passa quando diz que não se importa se o outro não sente o mesmo que ela. Pop de muito bom gosto. O rock aparece mais na faixa seguinte, que dá nome ao trabalho, ou em "Excavador de Tumbas".


"Muletas" começa com uma batida dançante ao violão e logo explode num punch. Já "Las Vegas" tem uma pegada de blues e a moça mostra mais força na voz. "Esta Noche" e "Los Poderosos" são mais suaves, com o piano ditando o ritmo. "Afortunada" é a grande balada do disco, com todos os instrumentos fazendo uma bela cama para o canto de Francisca descansar delicadamente.


Buen Soldado (2011) trouxe a cantora ao Brasil para se apresentar no festival Soy Loco Por Ti America, onde fez show com Ana Cañas. No mesmo ano, a cantora foi convidada para se apresentar com o U2 durante a passagem da turnê 360º no Chile.

O álbum trouxe canções mais divertidas que o primeiro, mas com a mesma qualidade e talento. A prova disso é o clipe da faixa "Quiero Verte Más", no qual Francisca dança como se não tivesse outra preocupação na vida. Claro que a música ajuda com a melodia contagiante.


"Buen Soldado" traz o mesmo clima divertido e a vontade de sair dançando por aí. "Qué Sería" é um pop sem muitas novidades, mas Francisca faz uso de batidas leves, recorrentes nas canções de bandas indies, para criar um clima sofisticado em uma de suas melhores faixas.


Um clima mais melancólico é criado em "Corazón" e "En Mi Memoria". "Crónica" é densa, obscura, e pesada, mas com uma guitarra pouco presente. Mais um ponto alto do trabalho. O resto do trabalho mantém o pop rock ora bem elaborado - "Entrevista" e "Yo Lo Busco" -, ora mais divertido - "Esta Soy Yo".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...