terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ao Vivo - Poder indie

Foto: Felipe Panfili/AgNews
O tempo instável não tirou o ânimo dos cariocas. Aquela seria uma ótima noite de rock. Eram 19h quando os portões da HSBC Arena abriram para que o mar de gente pudesse começar a se acomodar no espaço. Todos esperavam ansiosamente pela grande promessa que era o show do Arctic Monkeys, que estava há sete anos sem vir à cidade, e aproveitou a oportunidade para encerrar a turnê do pop e aclamado AM (2013 - Domino Records).

Foto: Felipe Panfili/Agnews
A festa começou às 22h, com o show da banda sueca The Hives. Enquanto Pelle, o vocalista hiperativo e falador corria de um lado para o outro tentando animar o público. A tática funcionou no início da apresentação, mas parte da plateia, ansiosa pelos Monkeys, se mostrou ansiosa e entediada, principalmente enquanto Pelle apresentava seus companheiros durante o hit "Tick Tick Boom", que teve uma longa duração - tempo suficiente para sair do meio da pista, ir ao banheiro no andar de cima, comprar uma cerveja e voltar antes da música acabar.

Apesar do esforço, o que provocou estranhamento foi o som pouco nítido e muito barulhento. Mesmo quando o vocalista tentava falar algo em português, era impossível entender uma palavra que saía pelas caixas de som. Também foi difícil entender as músicas. Ainda assim, houve uma certa animação na clássica "Hate to Say I Told You So".

E então veio o tão esperado momento. Com roupas alinhadas e estilo de bad boys, os ingleses do Arctic Monkeys subiram ao palco às 23h30 e emendaram uma sequência de singles de AM. "Do I Wanna Know?" incendiou o espaço e provocou histeria do público. Em seguida vieram "Snap Out of It" e "Arabella", que deixaram a abertura do show bem dançante.

O clima começou a pesar a partir de "Brianstorm", que tirou o fôlego e fez todo mundo pular e se descabelar. "Don't Sit Down Cause I've Moved Your Chair" manteve o clima sombrio e deu passagem para as agitadas e dançantes "Dancing Shoes" e "Teddy Picker". Já "Crying Lighting" foi a única representante do melhor disco da banda, Humbug (2009 - Domino).

Em "No. 1 Party Anthem", o clima romântico tomou conta da arena e o local ficou totalmente iluminado com as luzes dos celulares. Coisa bonita de se ver. Na sequência vieram "Knee Socks" e a irreverente "Fireside".

Foto: Felipe Panfili/AgNews
"All My Own Stunts", "I Bet You Look Good on The Dancefloor" e "Library Pictures" vieram emendadas uma na outra. Aliás, esta é uma característica da banda. Alex, com seu topete quase impecável, é de poucas palavras, mas pareceu estar bem solto na cidade maravilhosa. Brincou com o público de forma sutil, deitou no chão, rebolou, e até se descabelou nos momentos mais pesados, esses, pontuados pela batida forte do monstro que é Matt Helders. No visual da banda, também se destacou a calça justa de zebra usada pelo baixista Nick, que deve ter pego emprestada com a mãe ou a namorada.

O ápice veio com a tríade de hits formada pela pop dançante "Why'd You Only Call Me When You're High", "Fluorescent Adolescent" e "505", que encerrou divinamente a primeira parte da apresentação. Após os gritos, a banda logo voltou para o bis, que começou com a viciante "One For The Road" e logo veio a romântica e submissa "I Wanna Be Yours", cantada em coro num clima de baile de escola. Antes de encerrar a apresentação, Alex entoou com sua guitarra uma versão semi-acústica de "Mardy Bum".

Com a pergunta "R U Mine, Rio?", Alex encerrou o show com a faixa mais explosiva da noite. O momento foi catártico e os ingleses pareceram felizes. Tanto que encerraram a música ao menos três vezes, sempre voltando do trecho "she's a silver lining...". No fim, o que ficou foi a certeza de que aqueles meninos Sheffield, que distribuíam as músicas em CD-R, cresceram e se tornaram uma das maiores bandas do indie rock mundial. Merecidamente.

Setlists:

Arctic Monkeys

Do I Wanna Know?
Snap Out of It
Arabella
Brianstorm
Don’t Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair
Dancing Shoes
Teddy Picker
Crying Lightning
No. 1 Party Anthem
Knee Socks
Fireside
All My Own Stunts
I Bet You Look Good on the Dancefloor
Library Pictures
Why’d You Only Call Me When You’re High?
Fluorescent Adolescent
505

One for the Road
I Wanna Be Yours
Mardy Bum (trecho)
R U Mine?

The Hives

Come On!
Take Back the Toys
Walk Idiot Walk
Two Kinds of Trouble
See Through Head
Main Offender
Won’t Be Long
Go Right Ahead
I’m Alive
Tick Tick Boom
My Time Is Coming
Hate to Say I Told You So

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...