quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rock in Rio 2011 - Final catártico


Último dia de Rock in Rio. Do lado de fora as pessoas estavam num clima absoluto de festa. Todos querendo aproveitar ao máximo o último dia do festival, independentemente do céu nublado que cobria a cidade. A maior parte do público que entrava na Cidade do Rock já ia se acomodando perto do Palco Mundo para não perder nenhum show.

http://www.flickr.com/photos/rockinrio/
O primeiro grande show da noite foi dos Detonautas. Antes do início, o público estava pouco receptivo com a banda. Mas ao longo do show eles foram ganhando o público, que cantava junto com eles sucessos como "Quando o Sol Se For" e "Você Me Faz Tão Bem". O repertório foi bem escolhido, com duas músicas novas, muitos singles e uma versão de "Metamorfose Ambulante", de Raul Seixas. No final, enquanto a banda se despedia, o hit do Nirvana "Smells Like Teen Spirit" tocava e o mar de gente pulava, formando uma grande onda.

http://www.flickr.com/photos/rockinrio/
Em seguida, a baiana Pitty assumiu o palco. A cantora usou da mesma técnica do Detonautas e só tocou hits também. O público cantava e pulava, mas apresentava certa frieza. Em singles menos conhecidos como "Fracasso" e "Comum de Dois", a galera descansava. Quando todos pediam para tocar Raul, o quinteto liderado pela cantora apelou para mais dois grandes hits, "Equalize" e "Na Sua Estante". Com o público ganho, terminou bem o show com "Me Adora" e "Máscara" - com direito à versão de "Teen Spirit" que causou a mesma reação que o show do Detonautas.

http://www.flickr.com/photos/rockinrio/
O primeiro show internacional da noite foi do Evanescence. Apesar da empolgação da banda, a apresentação deixou a desejar. Isso porque a banda escolheu o festival para iniciar a nova turnê. Com isso, a banda fez uma apresentação que oscilava entre momentos de empolgação do público, com canções como "Going Under", "Weight of The World" e "My Immortal" e momentos mais frios, quando a banda tocava músicas novas como "The Other Side", "Sick" e "Made of Stone". Apesar da boa execução das canções novas e de funcionarem bem ao vivo, não foi uma boa escolha apresentá-las num festival, o que fez grande parte do público gritar pela próxima banda. A falta de condicionamento de Amy também contribuiu para isso. Ainda assim, o show terminou animado com "Call Me When You're Sober" e "Bring Me To Life".

http://www.flickr.com/photos/rockinrio/
Depois do Evanescence, o público passou a se aproximar mais do palco, aproveitando cada brechinha que tinha para ver melhor. Tudo pelo System of a Down, que estava tocando pela primeira vez no Brasil. O show começou com "Prison Song". Entre uma música e outra, Daron Malakian e Serj Tankian faziam saudações ao público. Em um dado momento, o vocalista entoou um discurso sustentável, que combinado com sua postura no palco, o fez parecer um pastor pregando aos fiés. E a apresentação foi uma espécie de culto. Os fãs pulavam, levantavam os braços e aplaudiam como um ritual. O repertório de 29 músicas empolgou o incansável público. Músicas como "B.Y.O.B.", "Toxicity", "Lonely Day", "Chop Suey!" e "Aerials" fez os fãs cantarem como se o mundo fosse acabar ali, deixando os mais apaixonados com olhos marejados e outros chorando até, mostrando que roqueiros também tem coração.


O último show foi dos Guns n' Roses, com apenas Axl Rose da formação original. O show atrasou demais e só os corajosos ficaram para assisitir. Mas depois da catarse do SOAD e da forte chuva caiu, era preferível ir embora e guardar esse momento como o final do Rock in Rio 2011. E foi o que a grande maioria fez, desejando que em 2013 momentos como esse se repitam.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...