terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Quem conta um conto - Para além dos romances, as comédias machadianas


A resenha de hoje é de duas obras de Machado de Assis. Antes que você, caro leitor, ache que vou falar sobre Helena, Dom Casmurro ou sobre os conflitos de Esaú e Jacó, ou quem sabe sobre uma Casa Velha, está enganado. Também não vou relembrar as Memórias Póstumas de Brás Cubas e nem contar Histórias sem Data. Tão menos ensinar Lições de Botânica ou falar sobre um Quase Ministro. No Quem conta um conto de hoje, trago – humildemente – a resenha das comédias de estreia de Machado de Assis no teatro.


Encenadas em setembro e novembro de 1862, O caminho da porta/O protocolo foram publicadas em 1863, no Diário do Rio de Janeiro. As comédias têm pinceladas de semelhanças. Os homens apaixonados fazem seus galanteios para tentar derreter o coração de suas musas e os desfechos são inesperados.

Em O caminho da porta, a atenção e o amor da viúva Carlota são disputados pelo jovem poeta Valentim e pelo velho Inocêncio. Os dois pretendentes expõem suas melhores qualidades a fim de conquistar a musa que não está convencida em ceder a um romance.

"Valentim
É esse o caminho do seu coração?
Carlota
Queria que eu própria lho indicasse? Seria trair-me, e tirava-lhe a graça e a glória de encontrá-lo por seus próprios esforços.
Valentim
Onde encontrarei um roteiro?...
Carlota
Isso não tinha graça! A glória está em achar o desconhecido depois da luta e do trabalho... Amar e fazer-se amar por um roteiro... oh! Que coisa de mau gosto!"
Imagem retirada daqui.
Doutor Cornélio ora intervém para ajudar um dos interessados, ora para atrapalhar-los. Embora, em determinadas situações, seja um pouco inconveniente, o doutor é quem faz com que a história se desenrole por meio de seus conselhos e observações sobre as tentativas de conquista.

O desenrolar da peça é o seu ápice. Carlota, por não se decidir, acaba perdendo os dois, que se sentem cansados pela dúvida da viúva.
“Quando não se pode atinar com o caminho do coração, deve-se tomar sem demora o caminho da porta.”
Já em O protocolo, Venâncio Alves tenta conquistar Elisa, que está em crise no casamento com Pinheiro. Assim como os dois apaixonados do texto anterior, Venâncio galanteia sua amada por meio de metáforas e pronunciamentos não tão diretos. As intenções dele são logo desmascaradas por Lulu, prima de Pinheiro. É ela quem alerta Elisa sobre o interesse de Venâncio, que se aproveita do momento de abalo do relacionamento.

Quando Pinheiro descobre o interesse de Venâncio em Elisa, logo trata de esclarecer sobre os rumos que o relacionamento entre os dois não deve tomar.
“Ouvi falar de uma conferência e de umas notas... uma intervenção da sua parte na dissidência de dois estados unidos pela natureza e pela lei; gabaram-me os seus meios diplomáticos, as suas conferências repetidas, e até veio parar às minhas mãos este protocolo, tornado agora inútil, e que eu tenho a honra de depositar em suas mãos.”
Na primeira edição publicada dos dois textos, Machado de Assis optou por trazer a carta que enviou ao jornalista Quintino Bocaiúva e a resposta que recebeu sobre as obras. O escrito se mostra inseguro quanto à encenação de seus trabalhos e a reação do público. Bocaiúva explica que as histórias estão bem escritas, mas que as “comédias são para serem lidas e não representadas”. Embora a crítica possa parecer dura, não está errada quanto ao fato de que são ótimas leituras.

Conhecido pela publicação de romances, o escritor brasileiro – e grande nome de nossa literatura – transitou com maestria por muitos outros estilos embora não tão conhecidos. Além de contos e poesias, Machado de Assis se dedicava a tradução e crítica de peças encenadas no antigo teatro S. Pedro de Alcântara e no Ginásio Dramático, no Rio de Janeiro. Antes dos textos resenhados aqui, Machado de Assis escreveu e publicou para o teatro Hoje avental, amanhã luva (1860) e Desencantos (1861).

A obra completa do autor pode ser acessada de forma gratuita no site comemorativo do centenário de Machado de Assis.

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