quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Na Tela - It's all happening

Quase Famosos (2000) é um filme quase autobiográfico. Roteirizado e dirigido por Cameron Crowe, o filme conta a história de William Miller (Patrick Fugit), um garoto super dotado que mora com a irmã revoltada e a mãe psicótica. Na sua casa não pode falar palavrão, só se come soja e comida natural, e rock é visto como música promíscua. O menino frequenta a escola duas séries acima da sua. Ele ganha toda a coleção de discos de rock da irmã, e quando está prestes a se formar no ensino médio começa a escrever artigos para a revista Creem. Em um dos artigos, Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman), editor da revista, manda William cobrir um show do Black Sabbath. Ele não consegue entrar sozinho no backstage, mas depois de se mostrar um fã da banda de abertura, a Stillwater, ele consegue entrar e cobrir o show, além de ficar amigo dos seus ídolos.

Assim começa a jornada. William sai em turnê com a banda, mesmo contra a vontade da mãe, afinal ele é um inocente menino de dezesseis anos. Quem também segue em turnê são três groupies, e Penny Lane (Kate Hudson), que mantém um relacionamento com o guitarrista da banda Russel Hammond, também viaja no ônibus do grupo e desperta a paixão do garoto.

Na viajem, o jovem jornalista tem a missão de escrever uma matéria para a Rolling Stone, relatando a viagem do grupo e entrevistando todos os integrantes. Ele passa a conhecer mais cada um, criando laços e presenciando as brigas do grupo nos bastidores. Tudo está acontecendo.

Cameron Crowe botou sua história na tela. O diretor também trabalhou nas revistas Creem e Rolling Stones. Sua primeira matéria nessa revista foi sobre a turnê que fez com The Allman Brothers Band. Crowe ganhou o Oscar de melhor roteiro original.
 
William Miller e Penny Lane
O filme é repleto de cenas divertidas, incluindo os depoimentos do vocalista da banda, Jeff Bebe (Jason Lee). Mas a melhor sequência é quando, depois de uma briga, Russel e William vão para uma festa, e o guitarrista acaba ficando chapado depois de tomar cerveja com ácido e se joga do telhado na piscina. Em seguida, a banda vai buscar o guitarrista, e dentro do ônibus, todos cantam junto a música "Tiny Dancer", de Elton John. Sem dúvidas, a cena mais bonita do filme. Quase Famosos é tão cativante quanto a inocência e inteligência de William e o olhar de Penny. É um filme sobre amizade, amor e música.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...