quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quem Conta Um Conto - Fardos da cumplicidade

Em seu segundo romance, Khaled Hosseini volta a transportar o leitor para um Afeganistão devastado pelos Talibãs e seu conflito interno, cenário crucial para mais uma história de amizade e cumplicidade, assim como em seu best-seller “O Caçador de Pipas” (Nova Fronteira). Em “A Cidade do Sol” (Nova Fronteira), o autor guia a narrativa majoritariamente através da história de vida de Mariam.

Seguindo de maneira cronológica, conhecemos a jovem ainda criança quando vivia na afastada casa com sua mãe Nana. A figura materna mais parece aguentar a menina do que propriamente nutrir algum sentimento pela filha. Fruto de um relacionamento proibido, Mariam é obrigada a carregar os fardos em decorrência dos erros da mãe.

Sem auxílio do pai de Mariam, Nana sempre ensinou à filha de que as mulheres devem cuidar dos maridos e lhes dar o maior número de filhos possível, de preferência meninos, como dita o costume afegão. A menina fica órfã aos 15 anos quando a mãe morre. O pai, Jalil, que antes demonstrava um enorme carinho pela filha ilegítima, casa Mariam com o sapateiro Rashid, um homem 30 anos mais velho.

Mariam parece viver um bom casamento, embora tenha sido arranjado – como de costume -, mas tudo começa a se desfazer quando é descoberto que ela é incapaz de engravidar. Rashid começa a maltratá-la, como se ela fosse uma inútil. Uma mulher que não pode ter filho é inaceitável.

O autor Khaled Hosseini
A personagem Laila, em um primeiro momento, aparece desconexa da história de Mariam. A jovem de classe alta, dedicada aos estudos e com planos para o futuro tem sua vida cruzada com a protagonista ao também ficar órfã e ver no casamento com Rashid a possibilidade de não morrer ao ficar abandonada.

Inicialmente, Mariam tem ciúmes na nova esposa de Rashid. Bem mais nova e com uma gravidez logo nos primeiro mês de casada, Laila é quem conquista o carinho, a atenção e o cuidado do rude marido. A jovem esconde um segredo de seu passado ao deixar para trás o grande amor de sua vida, o vizinho e amigo Tariq, que se mudou de Cabul por conta dos conflitos acirrados na região.

Com passados tão distintos, Mariam e Laila entrelaçam seu futuro a fim de sobreviverem em um ambiente hostil e agressivo, onde seus sonhos e desejos não importam e não têm valor. As duas constroem uma relação baseada em confiança e cumplicidade que é o único modo de se manterem vivas em meio aos caos da guerra e aos tradicionais dogmas que não oferecem chance de fuga.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...