sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Na Tela - Mais que 90 minutos

Quanto tempo é necessário para uma história de amor ser contada? Para Paulo Halm, uma hora e meia é tempo suficiente para desenvolver um roteiro envolvente e repleto de conflitos. Em Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos (2010), o diretor conta a história de Zeca (Caio Blat), um escritor que não consegue terminar seu romance, mesmo com a pressão do pai - interpretado por Daniel Dantas -, que lhe dá uma mesada e acredita que o filho só o procura para pedir dinheiro. Zeca vive uma relação estável com Júlia (Maria Ribeiro) há cinco anos, mas o casamento parece saturado - o que fica claro na expressão dela enquanto faz sexo com ele na segunda cena.

O conflito começa quando surge Carol (Luz Cipriota), dançarina e aluna de Júlia. Após ver as duas juntas em casa, Zeca começa a acreditar que está sendo traído. A partir deste ponto ele passa a ficar obcecado pela ideia e por Carol. Tal obsessão se transforma em paixão e a cabeça do rapaz começa a dar nó. Para ele, o romance das duas é claro, a ideia da traição o deixa atormentado, mas o prazer de estar junto com Carol é inegável.

A construção do filme é interessante, principalmente pela forma como a história é narrada. Zeca apresenta os personagens como se visse a história de fora. Ele está inserido em um romance onde ele é o autor e o protagonista.

O jovem é atormentado pela ideia do livro que nunca termina, pela influência de Rubem Fonseca, e pela pressão do pai, que não acredita que o filho vá ter algum futuro se não sentar e escrever. Zeca sempre foi cercado por livros, e escreve desde novo. Sempre preferiu quadrinhos aos livros. Para o pai, o grande problema de Zeca é a falta de maturidade.

Com quase 30, Zeca não mostra ter nenhuma perspectiva. Passa o dia vagando pela cidade, fumando, bebendo. O romance com Carol é uma ruptura, uma aventura que pode ser inspiradora. Ele cria fatos, imagina, e acredita nas próprias invenções, mas no fim, se dá conta de que nem tudo sai do jeito que ele quer. O resultado é que ele precisa descobrir o que fazer pra amadurecer e se tornar o protagonista de sua própria história. Mas nem sempre essa descoberta pode ser feita em 90 minutos.

Um comentário:

PAULO TAMBURRO. disse...

Nem a eternidade seria suficiente para contarmos um verdadeira história de amor!

Quer que eu minta?

Um abração carioca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...