segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Faixa a Faixa - Desconstrução

Marjorie Estiano - 8 (Independente - 2014)
Desconstruir uma imagem estabelecida é difícil para qualquer artista, seja ela boa ou ruim. Marjorie Estiano, que se estabeleceu como cantora e atriz ao estrelar a novela Malhação, está passando por esse processo. Após lançar dois discos com um clima pop juvenil e ficar sete anos sem gravar um disco, a talentosa artista divulga seu novo álbum, 8 (2014). Lançado de forma independente, o trabalho aponta uma nova direção musical que marcou a carreira da cantora.

Marjorie já destaca sua ousadia na abertura do álbum com "Por Inteiro", que canta um amor insistente, viciado, em um arranjo viciante que remete às antigas marchinhas de carnaval. Em seguida sai o pop radiofônico de "Você Sempre Será" e "Espirais", e entra a sensual "Donde Estás", onde ela mostra que também é uma compositora versátil.

"E Agora" deixa o clima ameno e abre passagem para a romântica "Ele", um reggae com levada pop com direito a um corinho retrô de fundo. Aliás, a estética retrô está muito presente no álbum e bem marcada pelo hammond que dá uma clima ora brega - sem nenhum sentido pejorativo -, ora jovem guarda. "Driving Seat" é o pé na estrada que nos leva à Jamaica, lugar onde a música seguinte poderia ter sido gravada.

E Marjorie carrega Gilberto Gil nesta viagem, e o resultado é o delicioso reggae que provoca uma vontade involuntária de se movimentar ao ritmo da canção. Em seguida o hammond aparece para dar uma nova roupagem à clássica marchinha "Ta Hi", eternizada por Carmem Miranda. Em 8 ela ganha tons de brega setentista, mas com toques de sofisticação. Já "Alegria Maior Não Tem" é um forró-chique dos mais arretados e o ponto alto deste trabalho.

Outra participação interessante é de Mart'nália, que aparece em "A Não Ser o Perdão". "Na Estrada" é um pop ensolarado e dançante, com leves referências de R&B. O encerramento é com a ótima "Me Leva", que também é guiada pelo hammond e narra um amor submisso e tão viciado quanto o da abertura. Com a incrível e inesperada batida de funk, a música encerra o álbum que marca esse novo ciclo na carreira musical de Marjorie. Vida longa!

Um comentário:

Renan Lessa disse...

Sempre acreditei no potencial artístico dessa menina. Me surpreendeu vê-la como compositora também. Feliz Surpresa. O disco está muito bom mesmo. Vocais impecáveis. Respeito e vida longa!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...