terça-feira, 5 de março de 2013

Quem conta um conto - Sujeira, sangue, e estômago revirado


Terceiro livro de Ana Paula Maia, Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos (2009, Record) reúne duas novelas. A primeira leva o título do livro, e narra a história do protagonista Edgar Wilson e seu fiel companheiro Gerson. Os dois trabalham como abatedores de porcos e se divertem nas rinhas de cachorro. A segunda novela, "O Trabalho Sujo dos Outros", mostra o cotidiano de Erasmo Wagner, um homem que sobrevive recolhendo o lixo da cidade e cuidando de cabras no quintal de casa.

"O chorume é o fim de todas as coisas. Restos de comida, resíduos tóxicos e cadáveres insepultos terminam ali. Erasmo Wagner teve um primo assassinado e deixado naquele mesmo lixão. Morto por engano. Quando olhava para o lago, balbuciava uma breve oração. Chorume é um choro interminável e maldito. São lágrimas deterioradas de olhos flagelados."

eAlém das inicias dos nomes dos personagens principais, E.W., as histórias trazem outras semelhanças: a sujeira, o sangue e uma brutalidade inocente desses homens. Ao mesmo tempo que nutrem uma amizade por seus parceiros, se mostram grosseiros em outras atitudes. Vivem à margem da sociedade, fazem sua própria lei cercados de sujeira, ratos, urubus e porcos. Em certos momentos, os personagens se assemelham aos bichos. Ana Paula conduz a narrativa em ritmo acelerado, veroz, deixando os leitores mais fracos de estômago revirado em certos momentos.

Há ainda espaço para a reflexão sobre o cotidiado e a vida da cidade. Os hábitos das grandes e médias cidades são o que ditam a vida desses homens. Ana Paula tem uma linguagem própria. Sua literatura pulp é inspirada em Quentin Tarantino. A escritora já escreveu crônicas para diversas antologias e já lançou os livros O Habitante das Falhas Subterrâneas (2003, Editora 7 Letras) e A Guerra dos Bastardos (2007, Ed. Língua Geral) - também lançado na Sérvia. Carvão Animal (2011, Record) é o lançamento mais recente da autora. O livro é a continuação de Entre Rinhas e traz a história do bombeiro Ernesto Wesley. Entre Rinhas foi lançado inicialmente na internet, como um folhetim virtual. A autora soube fazer bom uso das novas mídias para se lançar no mercado literário, trazendo novos ares para a literatura nacional.

"Esta cidadade atinge a todos: aos meninos, às mulheres, aos órfãos, aos velhos. Esta cidade não faz acepção. Tudo se transforma em lixo. Os restos de comida, o colchão velho, a geladeira quebrada e um menino morto. Nesta cidade tenta-se disfarçar afastando para os cantos o que não é bonito de se olhar. Recolhendo os miseráveis e lançando-os às margens imundas bem distantes."

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...