sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Desplugando


Agridoce - Agridoce (2011)

Uma tarde fria, um piano e um violão. Neste cenário surge o duo Agridoce, formado por Pitty e Martin. O que começou como um projeto despretensioso, com músicas desplugadas gravadas na própria casa da cantora, ganhou proporção e virou um disco. Acompanhados de amigos como Rafael Ramos (produtor) e Otavio Sousa (fotógrafo), a dupla se exilou em uma casa na Serra da Cantareira para gravar o álbum. O clima bucólico gerou um disco bonito, cheio de influências folk, além de timbres e nuances que reforçam o clima melancólico.

As primeiras músicas foram lançadas no MySpace em versões demo, e no disco os arranjos cresceram. Canções como "Romeu" - uma das mais bonitas do disco -, "Epílogos" e "20 Passos" ganharam percussão e timbres de orquestra, o que deram uma encorpada nelas. O "fofolk", que era o "estilo" inicial da banda, aparece em "Upside Down" - que tem a letra construída e cantada em forma de jogral - e "Embrace the Devil", que tem sinos e sintetizadores fazendo o pano de fundo. Entre as inéditas se destacam "130 Anos", que foi gravada num gravador de rolo na beira da piscina, "Say" que tem uma levada pop-folk e "Rainy", cujos vocais lembram por vezes Alanis Morissette. Agridoce traz também uma versão não muito diferente da original de "Please, Please, Please, Let Me Get What I Want" dos Smiths. Também está presente o single "Dançando", que assim como "O Porto" tem um final instrumental e épico.

As influências da dupla no projeto foram de Nick Drake a Neil Young. A mistura de melodias doces e letras soturnas e temas "amargos", o Agridoce manteve a despretensão e com muita simplicidade lançou um disco belo e equilibrado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...