quarta-feira, 5 de junho de 2013

Setlist - Cássia Eller

De Renato Russo a Arrigo Barnabé. De Janis Joplin a Chico Buarque. Cássia Eller foi uma artista múltipla e agregadora. Visceral e dócil, a cantora gravou músicas de artistas de diferentes estilos, misturando rock, samba, blues e baião em um mesmo disco com muita propriedade. Seu primeiro disco foi lançado em 1990. O trabalho homônimo mostrava a intenção artística de Cássia a partir de canções de Frejat e Cazuza, Itamar Assumpção e Mário Manga, além de uma versão reggae de "Eleanor Rigby", dos Beatles. O grande sucesso do álbum foi a regravação de "Por Enquanto", do Renato Russo.

O segundo disco, O Marginal (1992), manteve a sonoridade roqueira, porém mais melódica. No repertório, músicas de Rita Lee, Luiz Melodia e Jimi Hendrix - "Hear My Train a Coming" e "If Six Was Nine". Apesar de serem registros intensos e com ricas referências, os dois discos não foram bem sucedidos comercialmente.

Em 1994 saiu o terceiro disco da cantora, também homônimo. É desse trabalho o maior sucesso de Cássia, "Malandragem". A canção foi composta por Cazuza e Frejat para que Angela Rô Rô, que recusou a faixa. Quando foi selecionar o repertório do LP, Cássia resolveu gravar a música. Canções como "1º de Julho", "ECT" e "Lanterna dos Afogados" também estão no álbum. O trabalho seguinte foi Veneno Antimonotonia (1997), composto somente por faixas de Cazuza. Sua versão de "Blues da Piedade" é uma das mais conhecidas.

A parceria com Nando Reis começou em 1999 no disco Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo. Além de produzir o álbum, Nando compôs as faixas "Infernal", "Meu Mundo Ficaria Completo (Com Você)", "O Segundo Sol" e "As Coisas Tão Mais Lindas". Caetano Veloso e Marisa Monte também fizeram músicas para ela gravar no disco - "Gatas Extraordinárias" e "Palavras Ao Vento" respectivamente.

Cássia morreu em 29 de dezembro de 2001, 19 dias depois de completar 39 anos e dois dias antes do show que faria na festa de Réveillon na Praia da Barra, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, Cássia havia participado do Rock in Rio em janeiro, e dizem que ela encantou o vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl. A intérprete também lançou o CD e DVD Acústico MTV, produzido por Nando Reis. Dez de Dezembro saiu em 2002 com faixas que a cantora deixou gravadas. Entre elas "No Recreio" e "All Star". Sua carreira foi curta, porém produtiva.

Um comentário:

Mi chabola disse...

Obrigadinha pela sua postagem sobre Cássia Eller pois foi o que precisaba para o meu blog (a tradução ao espanhol de uma canção de Itamar Assumpção cantada pela Cássia Eller)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...