quarta-feira, 16 de julho de 2014

Som de Cá - De olhos abertos

Grandes compositores são reconhecidos pelas poesias criam em forma de música. Com a proposta de unir a poesia com a fúria do rock, a banda Canto Cego começou a agitar o meio independente e já é um dos nomes mais fortes da cena carioca. De olhos abertos, o quarteto mira em um futuro promissor.

Formada em 2010 no complexo da Maré, a banda conta com Roberta Dittz (voz), Rodrigo Medeiros (guitarra), Magrão (baixo) e Ruth Rosa (bateria). Com apenas quatro anos de estrada, o grupo começou se apresentando no Corujão da Poesia até chegar ao palco do Circo Voador, como finalistas do WebFestvalda de 2012.

As músicas do Canto Cego são pulsantes, mas simples, sem muita firula. Rock básico e está tudo certo. O destaque ficam nas letras compostas por Roberta, que também é atriz e poeta. No palco, tudo se transforma em uma performance arrebatadora, onde as músicas são intercaladas por poemas. São os músicos se firmando com instrumentos da arte.

Sem um disco gravado, o Canto Cego já disponibilizou algumas faixas na internet. O quarteto já esteve no estúdio Toca do Bandido duas vezes para gravar singles. Entre eles a faixa mais recente, "Nuvem Negra", que faz referencia ao desastre do morro do Bumba, em 2010, que deixou 48 mortos e 200 famílias desabrigadas em Niterói, no Rio de Janeiro. A faixa mais bem produzida do grupo ganhou um clipe à altura e tem chances de conquistar espaço nas rádios de rock. Outro destaque é "Vão", que fala do vazio e das emoções que fazem a gente se perder e crescer, ao mesmo tempo.


Em "Contra-Canto", Roberta canta e declama a letra, e aí percebemos a proposta da banda. A canção fala sobre o poder das palavras e da hostilidade que é vencida com "afetos fartos". Outra faixa interessante é o poema cantado "Corre Louco", que faz uma reflexão sobre a rotina e o tempo em cima de uma melodia acelerada e quase circense, que pode fazer menção aos malabarismos que enfrentamos no dia a dia. A fusão entre o rock e a poesia aparece de forma mais efetiva no poema-canto "Inventados", cujo vídeo mostra momentos importantes da - ainda - curta carreira da banda.



Canto Cego é uma das provas de que a cena carioca ainda respira, e pode ser considerada uma das revelações independentes mais promissoras. Não à toa já conquistaram prêmios e se apresentaram com nomes importantes do rock nacional como Detonautas e George Isreael. Agora é ficar de ouvidos - e olhos - abertos, porque provavelmente essa banda ainda vai fazer muito barulho.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...