domingo, 1 de janeiro de 2012

STeAM Retrô 2011 - Parte 1


2011 foi um ano de novidades, celebrações, luto e esquisitices no mundo da música - como todos os outros anos. E o ano começou realmente bem esquisito com o lançamento do clipe esquisito de "Lotus Flower", single do esquisito disco King of Limbs da esquisita banda Radiohead. Por causa da coreografia de Thom Yorke, o vídeo ganhou várias versões e paródias na internet.


Outro vídeo que fez sucesso na web e foi "Oração", d'A Banda Mais Bonita da Cidade. Além de ter virado sensação na web, o vídeo ajudou a alavancar a carreira do grupo. O clipe que foi filmado em plano sequência durante uma confraternização de amigos em uma casa em Curitiba. O resultado foi um clipe bonitinho, com uma música grudenta que repete a mesma letra dezenas de vezes durante seis minutos. E não há como não lembrar do vídeo de "Nantes" do Beirut assistindo à esse trabalho dos paranaenses.


O que não faltou nesse ano também foram artistas novos ganhando espaço e firmando seu nome no mundo da música. Emicida que já era velho conhecido do público brasileiro ganhou espaço lá fora e além de produzir um disco com parceiros gringos, também tocou no Coachella, um dos festivais alternativos mais aclamados do mundo. O rapper também lançou dois ótimos clipes que lhe renderam prêmios e passaram bastante na programação da MTV, emissora na qual ganhou um programa.


Marcelo Jeneci também se destacou em 2011. Feito Pra Acabar, lançado no final de 2010, teve êxito e agradou o público e a crítica. Tudo graças ao seu incrível talento como compositor e instrumentista. Além de concorrer à prêmios de música com o disco, Jeneci se apresentou no palco Sunset do Rock in Rio, teve música em trilha de novela e tocou com Erasmo Carlos no VMB.


Sem dúvidas a maior revelação da música brasileira em 2011 foi Criolo, que veio à tona depois de lançar a música "Não Existe Amor em SP". Apesar de conhecido no mundo do Rap, o cantor lançou Nó Na Orelha, disco que se mostrou um grande compositor e cheio de influências que ultrapassam a fronteira do rap. O artista também foi um dos grandes vencedores do VMB 2011 e se apresentou no palco da premiação junto com Caetano Veloso, um dos melhores momentos da música popular brasileira.


Fora do Brasil, a artista que mais se destacou foi Adele. A cantora lançou seu 21 no fim de 2010, mas foi em 2011 que o mundo inteiro passou a ouvir sua voz cantando "Rolling in The Deep". A música foi um dos maiores hits do ano e tornou o segundo disco de Adele o mais vendido do século no Reino Unido. Assim, Adele se tornou uma das maiores cantoras do mundo, com um dos discos mais elogiados e o melhor clipe do ano, segundo a MTV Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...