domingo, 1 de setembro de 2013

Som de Lá - Mais cores

O Rock in Rio recebeu muitas críticas ao fazer ao primeira edição fora do país em Lisboa. Mas se não fosse por isso, talvez o público brasileiro continuasse sem conhecer bandas como Xutos e Pontapés e The Gift. As duas se apresentaram na edição de 2011, no Rio, e este ano, o The Gift volta para se apresentar mais uma vez no Palco Sunset junto com o grupo Afrolata.

A banda surgiu em 1994, quando Nuno Gonçalves (teclado) e Miguel Ribeiro (baixo e guitarra) resolveram criar um novo projeto. Sónia Tavares (voz), John Gonçalves (teclado e baixo) e Ricardo Braga entraram no grupo logo em seguida e a banda começou a tomar forma. Eles se inscreveram em um concurso de música, no qual alcançaram o segundo lugar.

Em 1997 o Gift gravou a primeira demo, Digital Atmosphere, que foi distribuída para gravadoras e para a imprensa, a fim de divulgar o trabalho da banda. O material tinha seis faixas e mais conteúdo multimídia com entrevistas e vídeos da banda. A demo foi bem recebida pela crítica, e a banda saiu em turnê por Portugal. Ao fim da viagem, Ricardo deixou o grupo.

O primeiro álbum veio em 1998. Vinyl revelou a sonoridade pop da banda e rendeu bons singles. Os trabalhos seguintes - Film (2001) e AM-FM (2004) - mantiveram a mesma linha pop/alternativa, com elementos eletrônicos. Entre as músicas mais trabalhadas dessa fase do grupo estão "Music" e "Driving You Slow", além de "11:33" que fez parte do jogo FIFA 06.


Após vencerem a categoria Best Portuguese Act do EMA de 2005, a banda lançou o CD/DVD ao vivo Fácil de Entender. O álbum revisitou os primeiros discos da banda e trouxe duas inéditas: "Fácil de Entender", cantada em português, e "645", que já trouxe um pouco da nova sonoridade da banda.


Explode (2011) foi o primeiro disco do The Gift a ser lançado no Brasil. A edição nacional ainda veio com um selo indicando que a banda seria atração do Rock in Rio. Lançado pela Coqueiro Verde, o álbum trouxe uma pegada mais indie e a banda ganhou mais cor. Os destaques do trabalho ficam por conta dos singles "RGB" e "Race is Long", além de "Primavera" que também é cantada em português.




O último lançamento da banda foi Primavera (2012). O disco saiu menos de um ano depois de Explode. Ele foi gravado em dez dias em um centro cultural e as melodias são construídas basicamente sobre piano, o que faz com que a bela voz grave de Sónia seja destacada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...