domingo, 1 de janeiro de 2012

STeAM Retrô 2011 - Parte 2


E 2011 foi ano de Rock, bebê! E isso ficou bem claro com os lançamentos do início do ano. O primeiro foi do Strokes, que lançou o tão aguardado Angles. O disco é bom, mas não chega perto dos outros discos da banda. Ainda assim, o disco rendeu bons singles e uma turnê que passou pelo Brasil em novembro, durante o festival Planeta Terra.


Outro lançamento que marcou 2011 foi Wasting Light, dos Foo Fighters. Pode-se considerar esse um dos melhores discos de Rock and Roll do ano. O disco foi gravado de maneira analógica, na garagem do Dave Grohl e não tem nenhuma balada, só porrada. Além disso, a banda lançou esse ano o documentário Back and Forth e foi confirmada como uma das atrações da primeira edição brasileira do festival Lollapalooza.


Um assunto muito falado 2011 foi o aniversário de 20 anos do Nevermind, disco do Nirvana que levou o alternativo/underground ao mainstream, revelando pro mundo o Grunge e conquistando gerações. O disco lançado em 23 de setembro de 1991 entrou na parada tirando Dangerous de Michael Jackson do topo. Com esse álbum, Kurt, Krist e Dave mostraram pro mundo o grunge de Seattle e fez com que bandas como Soundgarden e Pearl Jam também ganhassem visibilidade.


E por dois finais de semana o Rio de Janeiro recebeu de volta o Rock in Rio. O festival que nasceu na cidade em 1985, voltou pro solo carioca depois de 10 anos de exílio em Lisboa e Madrid. Na sua quarta edição no Brasil, o festival trouxe Red Hot Chili Peppers, Metallica, System of a Down, Coldplay, Slipknot, Katy Perry, Shakira... e Cláudia Leitte. Por aqui a gente prefere o Rock mesmo pra relembrar esse evento tão importante.


E pra finalizar nossa retrospectiva, o momento mais triste do ano pra nós do STeAM - a morte de Amy Winehouse. No dia 23 de julho a cantora foi encontrada morta por uma overdose de álcool. Seu vício em álcool e drogas não era novidade, já que seus escândalos estavam sempre estampados nas capas dos tabloides. Pros fãs o que fica é o talento e a arte dessa incrível cantora.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...