sexta-feira, 14 de agosto de 2009

História da Semana - Lacuna Coil

A história dessa semna é da banda Lacuna Coil. A banda existe desde 1996, e foi formada em Milão, na Itália.
A história da banda começa com Andrea Ferro e Marco Coti Zelati formando uma banda de rock, um estilo que não era muito reconhecido na cidade. A primeira banda que eles formaram juntos foi Sleep of Right, que, quando chegou a gravar uma demo, mudou o nome para Ethereal. Para a gravação, os dois amigos que eram respectivamente vocalista e baixista, convidaram, Claudio Leo para tocar guitarra e Leonardo Forti para gravar a bateria. Para fazer algumas vozes nas faixas, chamaram também Cristina Scabbia, que assim que perceberam o potencial da cantora, a chamaram para fazer parte da banda.
A primeira demo do Ethereal continha duas faixas: Shallow End e Frozen Feeling (essa última, até hoje não foi divulgada).

Depois do lançamento da Demo em 1996, a banda assinou contrato com a Century Media, adotando então o atual nome, Lacuna Coil. Após a contratação eles gravaram o primeiro EP na Alemanha, cujo o título era o próprio nome da banda e teve a participação de Raffaele Zagaria na guitarra.
O EP Lacuna Coil, lançado em 1997, tinha seis faixas, cinco cantadas e uma instrumental. As vendas foram ótimas, mas assim que saiu, a banda perdeu dois integrantes: Claudio Leo e Forti.
Para continuarem a turnê com o Moonspell, que eles estavam fazendo desde o lançamento do EP, eles chamaram Markus Kreator e Anders Tiamat para tocarem bateria e guitarra respectivamente.

Em 1998, Cristiano Migliore e Cristiano Mozzati passaram a integrar a banda no lugar de Markus e Anders, e a banda prosseguiu com a turnê. No mesmo ano a banda se apresentou pela primeira vez em um grande festival, o Wacken Open-Air.
No segundo semestre de 98 a banda entrou em estudio para gravar o primeiro disco, entitulado "In a Reverie"e chamaram Marco Biazzi para tocar guitarra. O disco foi bem recebido pela crítica e rendeu a banda uma turnê que começou em Milão.

Em 2000, começaram a gravar o EP "Halflife", que rendeu a banda uma turnê européia, tocando como principal atração, e esgotando shows pelo continente.

No fim do ano, a banda entrou em estúdio e gravaram o segundo (e melhor, na minha opinião) disco, "Unleashed Memories", que foi lançado em 2001. O disco trazia um instrumental perfeito e a voz de Cristina sempre suave. Destaque par 'Senzafine', primeira canção gravada em Italiano pela banda, que estava no "Halflife", porém a versão do "Unleashed Memories" é bem mais trabalhada. Por causa do disco, a banda começou uma grande turnê mundial, o que a consagrou como uma das grandes bandas de metal do mundo.

Em 2002, eles começaram a trabalhar no sucessor de "Unleashed Memories". O álbum que veio a seguir foi o "Comalies", cuja faixa-título também é cantada em italiano, com uma estrofe em inglês. O disco foi o primeiro a render singles e vídeo clipes pra banda. Em 2003 a banda grava o vídeo de 'Heaven's a Lie', a música que foi bem executada na Itália, virando hit da banda. Já em 2004 eles gravaram o clip de 'Swamped', segundo single, e faixa que abre o disco. "Comalies" foi bem recebido por crítica e fãs. A banda continuou excursionando e fazendo shows em grandes festivais.

"Comalies" alcançou a marca de 200 mil cópias vendidas. Em Julho de 2005, a Century Media relança todos os discos e EPs do Lacuna Coil com encartes e extras, e a banda continuou escrevendo músicas para o trabalho que viria a seguir.

Em uma sessão especial, no dia 23 de Outubro de 2005, num estúdio da Bélgica, a banda revela o nome de 6 músicas que estarão no novo álbum: What I see, Fragile, In Visible Light, Fragments of Faith, Within Me e Our Truth.

No fim de 2005 a banda acaba de gravar o "Karmacode", que foi lançado em 2006. O primeiro single do disco, "Our Truth", entra para a trilha de "Anjos da Noite: A Evolução". "Karmacode" foi considerado um álbum revolucionário para algumas pessoas, porém, para a tristeza de outras, a banda perdeu um pouco da influência do Gothic Metal.
O CD ainda trouxe mais três singles: "Closer", "Enjoy The Silence" (um cover do Depeche Mode) e "Within Me".

A banda continuou rodando o mundo com a turnê do Karmacode, se apresentando no Ozzfest, festival promovido pelo "Rei das Trevas", Ozzy Osbourne.
Em 2008 a banda lançou o dvd "Visual Karma (Body, Mind and Soul)", que contém shows que eles fizeram em festivais, bastidores da turne, vídeos de fãs e ainda um disco com o áudio do Wacken Open-Air de 2006.

No fim de 2008 a banda entrou em estúdio para gravar o quinto disco da carreira. "Shallow Life" foi lançado no começo de Abril/2009 no MySpace da banda, e em 21/04/09 ele chegou as lojas de todo o mundo (execeto o Brasil). O primeiro single foi "Spellbound" e o segundo, escolhido pelo público da banda, em uma enquete feita no MySpace, foi "I Like It". O disco é diferente de tudo o que o Lacuna Coil já fez. Tem um apelo POP, mas não é ruim. A produção foi de Don Gilmore que já trabalhou com Avril Lavigne e Linkin Park.

Atualmente a banda está na turnê do disco, e já se apresentou no "Wacken Open-Air 2009"

Discografia:

1996 - Ethereal:
1. Shallow End
2. Frozen Feeling

1997 - Lacuna Coil EP:

1. No Need to Explain
2. The Secret
3. This is My Dream
4. Soul into Hads
5. Falling
6. Un Fantasma Tra Noi

1999 - In a Reverie:

1. Circle
2. Stately Lover
3. Honeymoon Suite
4. My Wings
5. To Myself I Turned
6. Cold
7. Reverie
8. Veins of Glass
9. Falling Again

2000 - Halflife EP:

1. Halflife
2. Trance Awake
3. Senzafine
4. Hyperfast
5. Stars

2001 - Unleashed Memories:

1. Heir of a Dying Day
2. To Live is To Hide
3. Purify
4. Senzafine
5. When a Dead Man Walks
6. 1.19
7. Cold Heritage
8. Distant Sun
9. A Current Obssession
10. Wave of Anguish

2003 - Comalies:

1. Swamped
2. Heaven's a Lie
3. Daylight Dancer
4. Humane
5. Self Deception
6. Aeon
7. Tight Rope
8. The Ghost Woman and the Hunter
9. Unspoken
10. Entwined
11. The Prophet Said
12. Angel's Punishment
13. Comalies
14. Lost Lullaby (Bonus)

2006 - Karmacode:

1. Fragile
2. To The Edge
3. Our Truth
4. Within Me
5. Devoted
6. You Create...
7. What I See
8. Fragments of Faith
9. Closer
10. In Visible Light
11. The Game
12. Without Fear
13. Enjoy The Silence

2009 - Shallow Life:

1. Survive
2. I Won't Tell You
3. Not Enough
4. I'm Not Afraid
5. I Like It
6. Underdog
7. The Pain
8. Spellbound
9. Wide Awake
10. The Maze
11. Unchained
12. Shallow Life

Extras:

Virtual Environment (Karmacode Bonus)
Without a Reason (Karmacode Bonus)
Oblivion (Shallow Life Bonus)
The Last Goodbye (Shallow Life Bonus)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...