terça-feira, 11 de agosto de 2009

Chiaroscuro - faixa a faixa


Contrastante, é o que se pode dizer do novo trabalho da banda Pitty. Chiaroscuro, lançado hoje (11/08) é repleto de influências, tanto musicais, quanto da literatura.
O disco abre com 8 ou 80, faixa composta pelos 4 integrantes da banda (Pitty, Joe, Duda e Martin). A faixa mostra influencias de Muse e Queens of The Stone Age. Os dois primeiros versos da música, que diz: "Todo mundo tem segredo / Que não conta nem pra si mesmo", mostram uma inspiração em Dostoiévski.
Me Adora é o primeiro single do disco. Coros, sinos e castanholas, tudo isso se encontra nessa faixa que é o desabafo de uma pessoa que reclama das difamações e calúnias que sofreu. Pitty mostra seu lado dramático nessa música.
A terceira música, Medo, tem riffs que lembram AC/DC, citação de Proust e texturas diferentes na voz de Pitty.
Um tango dá sequência ao disco. Com participação de Hique Gomez, que gravou o violino pra música, a letra de Água Contida fala de alguém em mais uma crise de choro que se acha patético, com um tom de ironia que só Pitty sabe fazer. Ela postou em seu blog que a música é inspirada numa ária da Ópera Carmen, de Bizet.
Só Agora é uma canção de ninar escrita há algum tempo que é basicamente uma mãe cantando pro filho que quer tê-lo, aproveitá-lo, porque uma hora ele cresce e vai ter sua própria vida.
Fracasso pode-se dizer que é a mais divertida do disco. Dançante e com refrão grudento [o que não quer dizer que é ruim], fala de álguem que não consegue alcançar seus objetivos e acaba culpando os outros por seu fracasso.
Lembra da Amélia de Adoniran Barbosa? Aquela que "era mulher de verdade" e "que não tinha a menor vaidade"? Pois bem, Pitty e Martin desconstruiram ela em Desconstruindo Amélia. Nessa música, eles falam sobre como é a mulher no século XXI.
Rato na Roda foi feita durante uma Jam Session no estúdio da casa de Duda, e fala sobre correr pra conseguir alguma coisa, e às vezes não chegar em lugar algum. O verso "O Coelho dizendo: 'Já é tarde'" nos remete à Alice no País das Maravilhas.
O poema que virou música, é Trapézio. A música lembra muito Strokes e bandas modernas. Na letra, Pitty fala de uma noite de bebedeira e da ressaca moral no dia seguinte.
A Sombra é uma música rica, com camadas, efeitos na voz e uma letra muito bem feita.
O disco fecha com Todos Estão Mudos. Com pegada Rock and Roll e citação do poema "O Corvo" de Edgar Allan Poe, a letra fala sobre a passividade da atual geração.
Resumindo, Chiaroscuro é um disco que vale a pena ter na sua coleção.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...