terça-feira, 1 de agosto de 2017

Importação e compras da china

"Senhor, você teria um minutinho para ouvir falar a Palavra do Aliexpress?" RISOS



Queria eu ter ouvido falar da Palavra do Aliexpress antes. Me refiro ao Aliexpress por ser o mais conhecido, mas não o melhor.

O Aliexpress (www.aliexpress.com) é um site chinês estilo Mercado Livre. Lá, cada vendedor anuncia o seu produto pelo preço que quiser e pelo tipo de frete que quiser. E por isso mesmo, é bom aprender como funciona.

No Aliexpress você tem que procurar vendedores qualificados. Ou seja, se você cair em uma página e se interessou, navegue até o final da página e veja a qualificação do vendedor.

Além disso, você tem que ver a qualificação do produto. Por isso, é melhor comprar produtos que já tenham fotos postadas e qualificações positivas. Sempre procuro comentários HUE BR por lá e vejo o que acharam do produto.

E por último, mas não menos importante, é verificar o tipo de frete disponível. Mais pra frente eu tento fazer um post só sobre frete. Mas o que você tem que saber aqui é o seguinte: SEMPRE PEGUE FRETE RASTREÁVEL. SEMPRE. Eu gosto só de pegar China Air Parcel, E-Packet (PAC internacional) e  Alistandard Shipping. Atenção para o último que para você conseguir o número de rastreio que funciona no Brasil você deve pesquisar com o número dado na compra pelo site global.cainiao.com.

Com isso entendido, você pode comprar no aliexpress sem problemas*. Eles aceitam cartões internacionais e boleto para os HUE BR.

Mas porquê eu estou aqui pregando a palavra da importação?

A importação me abriu a possibilidade de ter o que jamais conseguiria ter se fosse comprar no Brasil. MP3 player por 3 reais, frete grátis; Fone bluetooth com leitor de cartão micro sd por 16 reais; Celular com 4gb de memória ram e 128gb de armazenamento interno por 750 reais + 280 de imposto de importação; e etc.

-"Mas Maddox, o que é aquele asterísticoasterisco ali em cima?"
Pois bem, pra importar você tem que saber que a Receita Federal na figura da Alfândega Brasileira irá verificar TODOS E QUALQUER pacotes internacionais, e se eles acharem que querem de impor o imposto de importação (II), eles vão impor.

-"MADDDOCZ, ELES VÃO ME TAXAR POR QUERER SEM PARÂMETRO?"
Mais ou menos. Nós temos Lei (que só vale para nós #CríticaSocialFoda). Na Lei qualquer produto com valor menor de 100 dólares não estará sujeito a imposto, porém, Lei posterior e específica poderia modificar isto. Não veio Lei, veio Portaria falando que só compras de até 50U$ entre pessoas físicas (pessoas com "CPF") não precisariam do recolhimento do Imposto (Isenção Tributária). Mas né, Portaria não é Lei, e aí, o que que vale? Vale a Lei, mas você vai ter um puta dum trabalho para processar o Ministério da Fazenda/Receita Federal por ter de tributado (não é taxa para taxar, é imposto então é impostar? Não sei, falo tributar porque imposto é uma espécie de tributo #AulaDeDireitoTributário #AlunaNota10).

-"Então, Maddox, é só garantir que a compra vai ser abaixo de 100U$, e se me tributarem eu processo?"
Por aí. Cada caso é um caso, e o trabalho que você terá é maior do que pagar o imposto que vier. O II (imposto de importação) é de 60% do valor do produto. Então é sempre bom ter noção de que quando passa de 50U$ ou é um item visado*, há possibilidade de vir o II, assim sendo, é melhor separar sempre uma grana, caso seja tributado.

-"Item visado, Maddocz?"
Sim. Celulares, tablets, headphones, mouses, teclados de computador, placa-mãe, hdd, sdd, m.2, memória ram, processador, placa de vídeo, relógios...

-"Então é só com essas coisas que eu tenho que me preocupar se eu achar um produto bem qualificado com um vendedor bom e vindo com um frete rastreável?"
Não. Infelizmente o Aliexpress tem vendedores que usam anúncios falsos para vender produtos falsificados. E falsificação é crime. Além disso, tem produtos que a compra é crime. Então não podem ser importados.

-"Mas só existe o Aliexpress?"
NÃO!!!!!!! O Ali é só o mais conhecido. O que eu mais uso é a GearBest (GB). A GearBest é uma loja, então não precisa se preocupar com tantas variáveis. Só tem que olhar os comentários do produto. Ao fechar a compra total você escolhe o frete que quiser, põe seguro, escolhe se quer que venha em quantos envelopes quiser, você organiza o seus envios. Tem a BangGood (BG). A BangGood funciona tipo a Gearbest. Tem lojas menores também. Tem a Tomtop e a DealXtreme (DX).

-"Entendi, mas se mesmo assim eu comprar e der merda?"
Para a nossa felicidade, estas Lojas Online utilizam o EBANX, um site que gera o boleto e também é o seu banco online. Se você pedir restituição e a compra ter sido feita por boleto, sua devolução vai ser na sua conta do EBANX, e antes que você me pergunte, é só usar o email que você usou pra criar suas contas nas lojas e o seu CPF, aí você vai gerar a sua senha e pronto. Quando for no cartão, a Loja fará a devolução para a sua operadora, e no fim do mês a operadora desconta da sua conta. E se ainda assim der merda e a solução que a loja te deu não foi a restituição, e sim a devolução, aí você reza e analisa. O frete do BR pra China (CN) é muito caro, aproximadamente uns R$120,00. Se for conserto de celular, tablet, notebook, e etc até vale a pena mandar pra China, já que você vai poder se utilizar do Importa Fácil, preencher uma lista gigante, e garantir que a reentrada do seu produto não vai incindir Imposto de Importação novamente. Se ainda assim der problema, processa ou a EBANX ou a sua operadora de cartão de crédito para que eles intercedam por você.

-"Nossa, são muitos riscos e muitas vantagens mesmo?"
SIM, muitos riscos e muitas vantagens. Com o tempo os riscos diminuem muito e você só se preocupa se o produto funciona e se os Correios não vão sumir com o seu produto depois da liberação pela Alfândega. Quase a totalidade das coisas do Mercado Livre são coisas compradas da China e revendidas aqui para quem tem medo ou pressa.

E aí, gostaram do tutorial de como importar da China? Alguma ou dúvida?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...