sábado, 29 de março de 2014

Som de Lá - Blasé

Considerado o novo Bob Dylan, o britânico Jake Bugg é um dos artistas mais comentados da nova geração. Apesar de ter 20 anos, o jovem se inspira em músicos do passado como Elvis, Rolling Stones, Don McLean, The Everly Brothers e Johnny Cash. Bugg ficou conhecido após tocar em uma fase do festival Glastonbury em 2011. No ano seguinte, lançou seu primeiro álbum, que leva seu nome e mostra toda a influência do músico.

O gosto pelo folk fica nítido em faixas como "Simple as This", "Taste It", "Lightning Bolt" e "Trouble Town", que lembra Johnny Cash. Grande parte das letras do disco falam das suas experiências na adolescência. "Two Fingers", por exemplo, tem uma pegada mais pop e fala sobre a vida em Clifton, cidade onde cresceu, e as experiências com álcool e cigarro.

Com uma pegada indie, como a de Miles Kane ou dos Arctic Monkeys, "Seen It All" narra as histórias vividas em uma noite que, mesmo trágica, ganha traços catárticos por causa da melodia. Sendo uma das melhores do álbum, a faixa virou até trilha de novela brasileira. "Broken" é uma baladona folk, que o garoto canta com a voz arrastada.

Duas grandes características de Jake é a voz e a pose meio bad boy, meio blasé. Sempre parece que ele não se importa com muita coisa, apenas em fazer música. Shangri La (2013) é o segundo disco do artista. Sem muitas novidades em relação a sua estreia, Jake se preocupa apenas em fazer o som que acredita, um folk roqueiro e veloz, alternado por canções mais modernas e baladas encorpadas. Assim, faixas como "Slumville Sunrise", "Storm Passes Away" e "There's a Beast and We All Feed it" acabam se destacando tanto como "A Song About Love" e "Me and You".

"Messed Up Kids" é a nova "Seen it All". Já "What Doesn't Kill You" tem um ritmo pesado e acelerado, talvez a faixa mais direta musicalmente de Jake. Com esse disco, ele mostra que sabe transformar suas influências em algo novo, moderno e com identidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...