quinta-feira, 13 de maio de 2010

Entrevista: Vivian Benford

Foto: Léo Paiva
Vivian Benford é especial. Bela voz, simpática, atenciosa e é a primeira pessoa a ser entrevistada nesse blog. Ela já fez parte das bandas Perdidos na Selva e Clarim Diário, já fez alguns shows solo na cidade do Rio de Janeiro, tem uma música tocando em circuito nacional da Oi FM, e está prestes a lançar seu primeiro disco , entitulado "Jardim", num formato digital. Confira abaixo a entrevista com Vivian:


Capa do disco "Jardim"
Sobre Tudo: Você já está trabalhando há pouco mais de dois anos nesse seu trabalho solo. Qual a maior dificuldade nesse processo?

Vivian Benford: A grande difuculdade, pra mim, ainda é divulgação. Por mais que você use as ferramentas ótimas que temos hoje na internet, o grande lance pro artista independente é o boca-a-boca entre as pessoas. Eu procuro sempre incentivar isso, já que não estou em nenhum meio de comunicação grande. Mas eu chego lá!

ST: Como rolou a ideia desse disco?

VB: A ideia do disco surgiu em 2006, quando o produtor do disco estava com horário ocioso no estúdio que ele trabalhava. Ele pediu pr'eu escolher umas 10 músicas que eu gostasse, pra ele produzir. A maioria eram covers, e começou como uma brincadeira. Só que as músicas foram me agradando muito, as pessoas que ouviam, gostavam. Então, resolvi pegar as melhores dessa leva e  juntar com algumas outras pra montar um disco.

ST: Você saiu do Perdidos na Selva e a Evelyn entrou no seu lugar. E o Clarim Diário? Qual destino que a banda tomou depois que você começou esse trabalho solo?
Foto: Léo Paiva

VB: O Clarim, hoje, está de "férias". Todos da banda seguiram outros projetos, nem todos com música. Ou seja, ainda não acabou, mas está sem previsão de voltar.

ST: Você já pensa em produzir um segundo trabalho? Já tem alguma música sua que você queira colocar no repertório?

 
VB: Esse ano começo a pré-produção do meu próximo disco. Quero colocar músicas minhas e já estou pesquisando músicas de outros compositores. Vai rolar repeteco de alguns, com certeza.

ST: Como você escolheu os integrantes da banda para a gravação e para os shows?

Vivian em seu show "Jardim"

VB: Os meninos que gravaram comigo no CD são amigos músicos. Alguns vieram a tocar comigo nos shows. O guitarrista do Clarim tocou em "CIC, RG e Certidão de Casamento" e meu irmão tocou teclado em "O Senhor do Tempo".

ST: As letras maravilhosas do Manoel Magalhães se encaixam perfeitamente com a sua voz. Como surgiu essa linda parceria?

VB: Conheço o Manoel há muitos anos. Desde que ele era da banda "Quem?". A gente se conheceu porque o underground carioca naquela época era bem mais forte e todo mundo acabava se conhecendo. Na época da Polar, o Manoel me convidou pra gravar Gabriela e a partir daí virei fã e amiga!

ST: Em seu canal do YouTube exitem vários vídeos caseiros. Como surgem as ideias pra eles?

VB: Eu adoro mexer com vídeo. Acho que às vezes o que me falta é recurso. Mas me viro com uma câmera de foto e o Windows Movie Maker, rs.
As idéias surgem ao acaso, eu penso como posso fazer um vídeo com os poucos recursos que tenho. Como foi o caso de "Indelével", que resolvi tirar fotos de uma ida ao Aterro do Flamengo.
Ou o caso de "O Senhor do Tempo", que tive a idéia de filmar trechos de uma viagem de ônibus antes de decidir que seria usado nesse clipe.

ST: Quais são suas maiores influências?

VB: Do lado gringo: Bealtes, Keane, Radiohead, ColdPlay, Polyphonic Spree, Regina Spektor, Feist, Tété, Yael Naim e a lista continua!  No lado brazuca: Marisa Monte, Mutantes, Maria Bethânia, Paulinho Moska, Arnaldo Antunes e tantos outros.
 
ST: Indique um artista ou banda para os nossos leitores.

Para você que não conhece o trabalho da Vivian, vale a pena dar uma conferida nesses links:

2 comentários:

Ricardo disse...

Baseado em fatos reais, posso dizer que ainda não conheço o Jardim, mas que conheço a flor que o gerou.
Assim, como não se muda o perfume de uma flor, sei que o Jardim soltará cores e perfume próprio no momento em que seu tempo chegar.
Assim é com a vida, assim também com a Arte.
Valeu, Vi, por todas as flores que cultiva: fico no aguardo da chegada do broto!

Bj grande,

Ricardo (R)

Produção & Locução disse...

Gosto do jeito dela, me identifico com a sensibilidade musical.
Ela é uma mistura de romantismo e atitude que marca muito.Já sou fã e pode contar comigo.
Boa sorte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...